Toggle navigation
FATECE
Faculdade
A Instituição
Infraestrutura
Nossa Equipe
Projetos
Parcerias
NAPsi
Somos Confiáveis
Banco de Talentos
Calendário Acadêmico
Regimento Geral
Portaria do MEC
Programas de Bolsas
Portal do Egresso
Bolsa Santander
Processo Seletivo 2025 Presencial
Política de Privacidade
Biblioteca
Biblioteca Paulo Freire
Repositório Institucional
Termo de Adesão TCC
Extensão
Pesquisa
Revista Empreendedorismo Gestão e Negócios
Revista Perspectivas em Ciências Tecnológicas
Revista Trilhas Pedagógicas
Iniciação Científica
NAP
Periódicos
Edital de Monitoria
PIBID
Projeto de Avaliação
CPA
proAI
Atendimento
Área Restrita
Área do Aluno
Sua
Fatece.
Seu
orgulho.
Toggle navigation
Apresentação
Editorial
Edições
2011 - Volume 1(1)
2012 - Volume 2(2)
2013 - Volume 3(3)
2014 - Volume 4(4)
2015 - Volume 5(5)
2016 - Volume 6(6)
2017 - Volume 7(7)
2018 - Volume 8(8)
2018 - Volume 8(9)
2019 - Volume 9(10)
2019 - Volume 9(11)
2020 - Volume 10(12)
2020 - Volume 10(13)
Normas de Publicação
Normas de Publicação
Termo de Concordância
Contato
Chamada para Artigo
Voltar a pagina Revistas
EDIÇÃO 2019 - Volume 9
O empreendedorismo na atuação pedagógica de professores da Educação Infantil
Entrepreneurship in Childhood Education Teachers’ Practice
Silvana Neumann Martins; João Jardim Cezar Mariano; Mariângela Costa Schneider; Jacqueline Silva da Silva
9
Proposta didática para o ensino das ciências da natureza com foco na unidade temática matéria e energia
Didactic proposal for the teaching of natural sciences with a focus on the thematic unit of matter and energy
Everton Joventino da Silva; Maria Delourdes Maciel; Hércules Ferrari Domingues da Silva; Márcia Belo Soares
29
As Repercussões de um curso baseado no Método Ativo no planejamento de situações de aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental
The Repercussions of a course based on the Active Method in the planning of learning situations in the initial years of Elementary Education
Alda Leila Santos Baldez; Silvana Neumann Martins
44
O diálogo entre ler e escrever: uma sequência didática para promoção da aprendizagem da escrita narrativa no 3º no Ensino Fundamental
Dialogue between reading and writing: a didactic sequence to promote the learning of narrative writing in the third year of Elementary School
Rosangela Valachinski Gandin; Verônica Branco
55
Educação de qualidade em uma rede confessional: a busca pela educação integral
Quality education in a confessional school: a search for integral education
Ana Maria de Moura Schäffer; Creriane Nunes Lima
76
Conversando sobre sexualidade por meio de um objeto de aprendizagem: relato de experiência
Talking about sexuality through a learning object: experience report
Aline Fernanda Machado Campos; Cynthia Borges de Moura; Adriana Zilly; Clodis Boscarioli
93
A Universidade como Centro de Cultura na Formação de Profissionais
The University as a Culture Center in Professional Training
Daniella Basso Batista Pinto
104
Organização de atividades com professores da educação infantil e séries iniciais a partir de oficinas pedagógicas para promover alfabetização científica
Organization of activities with teachers of child education and initial series from pedagogical offices to promote scientific literacy
Adriano Edo Neuenfeldt; Rogério José Schuck; José Cláudio Del Pino; Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen; Eniz Conceição Oliveira; Waléria Fortes de Oliveira
115
Inovação educacional e regime de colaboração
Educational innovation and collaboration regime
Antonio Carlos Will Ludwig; Roque Lúcio
132
Enfoque CTS e metodologia ativa em sala de aula: projeto educativo – Sorria, não tenha medo do ataque dos monstrinhos
CTS approach and active methodology in a classroom: educational project - Sorry, do not fear the attack of the monsters
Marissol Ap. Grigio Damasceno; Nájela Tavares Ujiie; Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro
154
Teoria dialógica e letramento aplicados a uma proposta de atividade com textos da sustentabilidade na mídia
Dialogical theory and literacy applied to a proposal proposal for activity with texts of sustainability in the media
Graziela Frainer Knoll; Vera Lúcia Pires
164
A metodologia da engenharia didática no ensino de geometria para os anos iniciais do ensino fundamental
The methodology of didactic engineering in teaching geometry for the initial years of elementary education
Cileide Teixeira da Silva Polli; Helenara Regina Sampaio Figueiredo
181
A prática do processo de avaliação: a importância da pedagogia empreendedora para modificar os sentimentos punitivos
The practice of the evaluation process: the importance of entrepreneurship pedagogy to modify punitive feelings
Joel Dimas da Silva
200
Formação de Professores: Educação & Pedagogia
Teacher Training: Education & Pedagogy
Daniella Basso Batista Pinto; Marcio Tadeu Girotti
216
A Relação de Mentoring com um Grupo de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Formação Continuada Ancorada na Prática Docente
The Relationship of Mentoring with a Group of Early Years Teachers of Elementary School: Continuing Education Anchored in Teaching Practice
Mariana Baumhardt Souza; Marli Teresinha Quartieri
225
A contribuição de metodologias diversificadas na modificação de concepções prévias de alunos do 7º ano acerca do filo Arthropoda
The contribution of diverse methodologies in the modification of previous conceptions of 7th grade students about the phylum Arthropoda
Lorena Ferrari Uceli; Marcelo Diniz Monteiro de Barros
244
O processo de avaliação do ensino e aprendizagem e o IDEB: articulações possiveis
The process of evaluating teaching and learning and IDEB: possible joints
Cláudia Bassoaldo Ramos; Eliane Aparecida Galvão dos Santos
268
Geogebra e Geometria Analítica: uma proposta para o ensino do cálculo da distância entre dois pontos no plano
Geogebra and Analytical Geometry: a proposal for teaching the calculation of the distance between two points in the plane
Carlos Eduardo Cardoso
285
Mídias e educação: uma investigação sobre a diversidade e forma como as mídias são utilizadas em uma escola do município de Araras/SP
Media and education: an investigation on diversity and how media is used in a school in the municipality of Araras/SP
Celso Joia Pinheiro
301
A utilização de espaços não formais e sua relação com o ensino e a aprendizagem no programa de mestrado e doutorado em uma universidade do Rio Grande do Sul
The use of non-formal spaces and their relationship with teaching and learning in the master's and doctorate program in a university of Rio Grande do Sul
Valdemir José Máximo Omena da Silva; Rogério José Schuck; Silvava Neumann Martins
332
Análise do perfil profissional de (TILS) tradutores-intérpretes de libras atuantes no ensino superior
Analysis of the profiles profile of (TILS) translators-interpreters of current libras in higher education
Raquel Aparecida Lopes; Adriana de Fátima Ribeiro; Filipe Rangel Celeti; Renata Generoso Campoli Abissamra
353
Educação e a indústria cultural na contemporaneidade
Education and the cultural industry in contemporaneity
Dirno Vilanova da Costa
364
Fatores que influenciaram na evasão na licenciatura em ciências biológicas de uma instituição federal de ensino
Factors influencing evasion in biological sciences graduation at a federal institution of education
Amanda Caroliny Doi; Deise Becker Kirsch; Mariana Vaitiekunas Pizarro Iachel
378
Processo de aquisição da Língua de Sinais por crianças surdas
Process of acquisition of the Sign Language by deaf children
Monize Gabriel de Almeida; Hugo Leonardo Nascimento Almeida
392
A importância da língua portuguesa no processo de interpretação das diferentes linguagens e expressões
The importance of the portuguese language in the process of interpretation of the different languages and expressions
Emine Carla de Lima Baia
402
O movimento corporal na rotina da educação infantil
The movement in the routine of infant education
Rosângela Sousa Oliveira Barros; Jamine Barros Oliveira Araújo; Hudson Barros Oliveira
411
Simetrias: uma investigação geométrica com estudantes do Ensino Fundamental
Symmetries: a geometric investigation with students of Elementary School
Hiago Portella de Portella; José Carlos Pinto Leivas
430
Percepções de licenciandos sobre estágios supervisionados de matemática
Perceptions of degree mathematics-teaching students on mathematics teachers’ training
Renata Cristina Geromel Meneghetti; Miriam Silva Freitas Dias Oliveira
447
A escola e algumas configurações na contemporaneidade
The school and some settings in contemporaneity
Cláudia Schvingel Klein Bühring; Marli Teresinha Quartieri; Rogério José Shuck; Suzana Feldens Schwertner
464
Crise de identidade profissional docente: um estudo com professores de matemática da educação básica
Teaching professional crisis: a study with Mathematics teachers of Basic Education
Julyette Priscila Redling; Renata Cristina Geromel Meneghetti
480
Perfil da comunidade atendida por um serviço de convivência e fortalecimento de vínculo de uma unidade educacional em área de vulnerabilidade social
Profile of the community served by a coexistence service and strengthening of link of an educational unit in the area of social vulnerability
Vanessa da Costa Gomes; Carolina Sampaio Machado; Susana Inés Segura Muñoz
493
Programa forças no esporte: intervenções do ensino militar na educação pública
Program forces in sports: military education interventions in public education
Raquel Santos da Cruz de Sousa; Carolina Fuzaro Bercho
505