Toggle navigation
FATECE
Faculdade
A Instituição
Infraestrutura
Nossa Equipe
Projetos
Parcerias
NAPsi
Somos Confiáveis
Banco de Talentos
Calendário Acadêmico
Regimento Geral
Portaria do MEC
Programas de Bolsas
Portal do Egresso
Bolsa Santander
Processo Seletivo 2025 Presencial
Política de Privacidade
Biblioteca
Biblioteca Paulo Freire
Repositório Institucional
Termo de Adesão TCC
Extensão
Pesquisa
Revista Empreendedorismo Gestão e Negócios
Revista Perspectivas em Ciências Tecnológicas
Revista Trilhas Pedagógicas
Iniciação Científica
NAP
Periódicos
Edital de Monitoria
PIBID
Projeto de Avaliação
CPA
proAI
Atendimento
Área Restrita
Área do Aluno
Sua
Fatece.
Seu
orgulho.
Toggle navigation
Apresentação
Editorial
Edições
2011 - Volume 1(1)
2012 - Volume 2(2)
2013 - Volume 3(3)
2014 - Volume 4(4)
2015 - Volume 5(5)
2016 - Volume 6(6)
2017 - Volume 7(7)
2018 - Volume 8(8)
2018 - Volume 8(9)
2019 - Volume 9(10)
2019 - Volume 9(11)
2020 - Volume 10(12)
2020 - Volume 10(13)
Normas de Publicação
Normas de Publicação
Termo de Concordância
Contato
Chamada para Artigo
Voltar a pagina Revistas
EDIÇÃO 2020 - Volume 10
A Constituição da Identidade Profissional Docente
The constitution of the teaching professional identity
Dirno Vilanova da Costa
9
Problemas multiplicativos envolvendo combinatória: estratégias de resolução de alunos do 4º ano do Ensino Fundamental
Multiplative problems involving combination: strategies for the resolution of students of the 4th year of Fundamental Education
Carloney Alves de Oliveira; Mércia Cristina dos Santos Farias
23
A inclusão do tema saúde no Projeto Político Pedagógico: reflexões sobre as ações do programa saúde na escola
The inclusion of health issues in the Pedagogical Policy Project: reflections on the health program actions in school
Telma Temoteo dos Santos; Rosane Moreira Silva de Meirelles
42
O que dizem os acadêmicos do curso de ciências biológicas sobre suas aulas quando alunos da educação básica?
What do science school academics say about your classes as students in basic education?
Simone Beatriz Reckziegel Henckes; Tania Bernhard; Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen
63
A construção da identidade profissional docente a partir do mentoring
The construction of professional teaching odentit from mentoring
Sarah Patricia Aguiar Omena; Cláudia Patrícia Nunes Almeida; Nélia Amado
78
Guia do educador para o filme “a princesa e o sapo”
Educator's guide to the film "the princess and the frog"
Ana Flávia Silva Mesquita; Nathália de Assis Rodes; Marcelo Diniz Monteiro de Barros
87
Uma concepção de avaliação do domínio afetivo no ensino superior militar
A conception of evaluation of the affective domain in military higher education
Iliane Jesuína Silva Foresti; Dirley Lemos Vilela; Deise Becker Kirsch
99
Ensino ressocializador: transformações na nossa forma de ser, pensar, agir e sentir
Resocializing education: transformations in the way we be, think, act, and feel
Thereza Denise Luna Parente Brasileiro; Jacqueline Silva da Silva
116
A importância da utilização das atividades lúdicas como recurso pedagógico
The importance of using playing activities as a pedagogical resource
Neide Aparecida Gomes Da Purificação; Tatiane Cristina Fischa
129
As dez características do gestor escolar empreendedor
The ten characteristics of the entrepreneur school manager
Tatiane Reginatto Vier; Silvana Neumann Martins; Jacqueline Silva da Silva
142
A leitura crítica nos anos finais do Ensino Fundamental II: o leitor na perspectiva da pedagogia empreendedora
Critical reading in the final years of Educational Education II: the reader in the perspective of entrepreneur pedagogy
Washington Luís Barba
160
Inclusão de alunos com necessidades especiais: nas escolas da rede pública estadual de Icoaraci-PA
Inclusion of students with special needs: in schools of the state public network of Icoaraci-PA
Erivelton da Silva Lopes; Shirley Cristina Cabral Nascimento
183
A relação com os pares no cotidiano escolar e seu caráter formativo: compartilhando saberes e construindo práticas de alfabetização
Everyday relationship with peers in school and its formative character: sharing knowledge and building literacy practices
Ywanoska Maria Santos da Gama; Eliana Borges Correa de Albuquerque; Nadja Acioly-Régnier
196
A educação calcada no pensar: uma forma de combate ao fenômeno da banalidade do mal
Education based on thinking: a way to combat the phenomenon of the banality of evil
Jaciel Rossa Valente; Thais Pacievitch
212
Cubo de Rubik no Ensino Fundamental I: relato de experiência
Rubik's Cube in Elementary School: experience report
Alexandre Barai
224
Investigando fatores primos com trincas pitagóricas
Investigating prime factors with pythagorean triples
Alessandro Firmiano de Jesus; João Paulo Martins dos Santos
239
O ensino das quatro operações fundamentais da matemática utilizando os softwares Tux of Math Command e Gcompris
The four basic mathematical operations teaching using Tux of Math Command and Gcompris softwares
Carlos Rodrigues de Carvalho; Miriam Ines Marchi
253
Neurociência na educação: um saber necessário
Neuroscience in education: a necessary knowledge
Maria do Carmo Gonçalves da Silva Lima
268
Fundamentos para o estudo da educação intercultural no Brasil colonial a partir da missão jesuítica
Fundamentals for the study of intercultural education in colonial Brazil from the jesuitic mission
Fábio Eduardo Cressoni; Renata Zanóbio
280
Teatro científico na educação básica: catalisando diálogos interdisciplinares entre ciência e arte
Scientific theater in basic education: catalyizing interdisciplinary dialogues between science and art
Mateus José dos Santos; Marcella Gava Grillo; Vinícius Catão; Rita Márcia Andrade Vaz de Mello
294
Tecnologia digital como auxílio para o ensino de frações nos anos iniciais
Digital technology as aid to teach fractions in the early years
Italândia Ferreira de Azevedo; Monaliza de Azevedo Silva; Francisco Régis Vieira Alves
308
Colaboração das famílias no contexto da inclusão: concepção dos professores após programa de intervenção
Family collaboration in the context of inclusion: conception of teachers after intervention program
Laura Borges; Fabiana Cia
325
Situações didáticas olímpicas: uma proposta de ensino amparada com o Geogebra
Olympic teaching situations: a teaching proposal supported with Geogebra
Maria Luziana Oliveira Lima; Italândia Ferreira de Azevedo; Francisco Régis Vieira Alves
342
Aprendizagem matemática por meio de diálogos importa
Mathematical learning through dialogues matters
Daiana Estrela Ferreira Barbosa; Pedro Lucio Barboza
362
Ensino e aprendizagem de matemática por meio de temas geradores no contexto de um banco comunitário
Teaching and learning of mathematics through generating themes in the context of a community bank
Renata Cristina Geromel Meneghetti; Douglas Felipe Giaquinto
374
Eficiência do gasto público de base social por municípios do estado da Bahia em 2016
Efficiency of basic public spending social by municipalities in the state of Bahia in 2016
Debora da Silva Oliveira; Romilson do Carmo Moreira; Francisco Marton Gleuson Pinheiro
389