Toggle navigation
FATECE
Faculdade
A Instituição
Infraestrutura
Nossa Equipe
Projetos
Parcerias
NAPsi
Somos Confiáveis
Banco de Talentos
Calendário Acadêmico
Regimento Geral
Portaria do MEC
Programas de Bolsas
Portal do Egresso
Bolsa Santander
Processo Seletivo 2025 Presencial
Política de Privacidade
Biblioteca
Biblioteca Paulo Freire
Repositório Institucional
Termo de Adesão TCC
Extensão
Pesquisa
Revista Empreendedorismo Gestão e Negócios
Revista Perspectivas em Ciências Tecnológicas
Revista Trilhas Pedagógicas
Iniciação Científica
NAP
Periódicos
Edital de Monitoria
PIBID
Projeto de Avaliação
CPA
proAI
Atendimento
Área Restrita
Área do Aluno
Sua
Fatece.
Seu
orgulho.
Toggle navigation
Apresentação
Editorial
Edições
2011 - Volume 1(1)
2012 - Volume 2(2)
2013 - Volume 3(3)
2014 - Volume 4(4)
2015 - Volume 5(5)
2016 - Volume 6(6)
2017 - Volume 7(7)
2018 - Volume 8(8)
2018 - Volume 8(9)
2019 - Volume 9(10)
2019 - Volume 9(11)
2020 - Volume 10(12)
2020 - Volume 10(13)
Normas de Publicação
Normas de Publicação
Termo de Concordância
Contato
Chamada para Artigo
Voltar a pagina Revistas
EDIÇÃO 2015 - Volume 5
EDITORIAL (Palavras do Editor)
ERRATA
ARTIGOS
O que é ser homem? O que é ser mulher? O olhar dos alunos do ensino fundamental sobre a questão da diversidade de gênero
What it means to be a man? What it means to be a woman? The middle school student’s point of view over the gender diversity
Fábio Luiz da Silva; Okçana Battini; Cyntia Simioni França
9
A poética das contingências: o indivíduo, a escola e as pruebas
The poetic of contingencies: the individual, the school and the pruebas
Eduardo Carvalho Ferreira
24
Imaginar: outra forma de pensar, ensinar e aprender
Imagination: another way of thinking, teaching and learning
Fabiana de Pontes Rubira
41
Ensino, cotidiano escolar e drogas: desafios ao trabalho docente e busca por alternativas
Teaching, everyday school life and drugs: challenges to the teachers and looking for alternatives
Ivonaldo Leite
54
Educar ou adequar: a forma ideológica da prática avaliativa
Educate or conform: the ideological form of evaluation practice
Júlio César Augusto do Valle
67
Inclusão de pessoas com deficiência visual: um estudo de caso em uma IES da RMBH
Inclusion of people with disabilities visual: a case study in an higher education institution RMBH
Mariana Pessoa Mascarenhas; Daniela Cardoso Amaro de Sá; Natálie Rafaelle Caetano Santos
80
Diversidade sexual, políticas públicas e desenvolvimento como liberdade: diário de campo em uma escola destinada ao público LGBTTT
Sexual diversity, public policy and development as freedom: field journal on a school intended for public LGBTTT
Renan Antônio Silva
100
O ensino da matemática no curso de Pedagogia/PARFOR: refletindo a formação de professores
The teaching of math in the Pedagogy course/PARFOR: reflecting the teacher education
Renata Camacho Bezerra; Andreia Nakamura Bondezan
122
Livros didáticos de matemática: análise dos recursos didáticos auxiliares para a aprendizagem de conceitos elementares de geometria não euclidiana
Textbooks of mathematics: analysis of didactic resources auxiliary bishops for the learning of elementary concepts of non euclidean geometry
Wanderley Pivatto Brum
134
Avanços e desafios na implementação da Lei 10.639/2003: um estudo na rede municipal de ensino de Senhor do Bonfim/BA
Advances and challenges in implementation of the law 10.639/2003: a study in network hall of teaching Senhor do Bonfim/BA
Romilson do Carmo Moreira; Cristina da Silva Viana
150
Il contesto del suicidio
O contexto do suicídio
Mariateresa Gammone; Enrico Perilli; Marco Recchioni; Claudio Romualdo; Francesco Sidoti; Marta Angelica Iossi Silva
178
Mudanças curriculares e imperativos legais: o desafio da formação de professores para a área de artes
Curriculum changes and mandatory provision: the challenge of teacher education for the arts area
Andréa Maria Favilla Lobo; Mark Clark A. de Carvalho
209
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
As concepções acerca do papel da família no desempenho dos alunos: o que pensa os envolvidos
The conceptions about the family's role in student performance: the thinking involved
Franciane Fernandes; Luciana Teófilo Santana
225