Nos cursos de extensão e aperfeiçoamento há uma carga horária menor e é indicado para quem deseja otimizar algum aspecto específico de sua atuação profissional. Ou seja, é um curso prático, voltado para técnicas que poderão ser usadas no dia a dia do trabalho. Não é necessário ser graduado e é considerado um curso livre.
Já os cursos de especialização, também conhecidos como Pós-Graduação, contam com duração mínima de 360 horas, e o profissional torna-se especialista naquele tema, aprimorando seu conhecimento. É necessário ser graduado em alguma área para realizar o curso.
Ou seja, podemos dizer que, com relação às diferenças de um curso de extensão e aperfeiçoamento e pós-graduação, destacam-se:
Nos cursos de extensão e aperfeiçoamento encontramos diferentes cargas horária, desde 30 a 420 horas, enquanto na especialização a carga horária mínima é de 360 horas.
No curso de aperfeiçoamento você recebe um certificado se tornando apto a realizar tal função, mas na especialização você recebe o status de especialista.
No curso de especialização é necessário ter finalizado uma graduação, enquanto nos cursos de extensão e aperfeiçoamento o MEC aconselha que o interessado tenha concluído, no mínimo, o ensino fundamental.