Dentre vários estudos, a psicomotricidade é conceituada como uma ação de finalidade pedagógica e psicológica a utilizar os parâmetros da educação física com a intenção de melhorar o comportamento da criança com seu corpo. Há quem defina a psicomotricidade como uma ciência que estuda o indivíduo por meio de seu movimento e a interação social.
Em meio a tantos conceitos, um ponto converge para o consenso: a importância da psicomotricidade para que a criança tenha noção do seu corpo, do espaço e de como o ato de se mover pode ser determinante na educação infantil.
A criança, quando está no processo de aprendizagem, precisa interagir com outros coleguinhas. Para isso, ela necessita estabelecer comunicação, que não se dá apenas pela forma oral, mas pelos gestos também.
É indispensável que a escola trabalhe esse lado com os pequenos, pois é a partir disso que as crianças podem elaborar melhor seus movimentos e tudo que se refere ao que está em volta, inclusive.
Na sala de aula, fatores como a lateralidade, organização e noção espacial; esquema corporal e até mesmo a estruturação espacial devem ser trabalhadas em prol do aluno.
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