
Os alunos do 2º período de Pedagogia da FATECE realizaram um jogral na disciplina História da Educação, ministrada pela Profa. Dra. Carolina Fuzaro, com o tema:
“História às Avessas da Educação Jesuítica no Processo de Colonização: uma visão empática do choque civilizatório”.
A atividade teve como objetivo estimular a reflexão crítica sobre o papel da educação no processo de colonização, promovendo empatia cultural e compreensão dos impactos sociais e educacionais desse período histórico.
Para os futuros pedagogos, a proposta é fundamental, pois desenvolve:
-
Consciência histórica, para compreender a origem de práticas educacionais;
-
Capacidade crítica, para analisar modelos de ensino e seus efeitos na sociedade;
-
Sensibilidade cultural e empática, essenciais para atuar de forma inclusiva e humanizada na educação atual.
A FATECE parabeniza os alunos pela criatividade, dedicação e pela forma engajada de aprender na prática. Atividades como essa reforçam o compromisso da instituição em formar profissionais críticos, reflexivos e preparados para os desafios do cenário educacional contemporâneo.