
Na disciplina de Metodologia e Prática da Educação Infantil, conduzida pela professora Roberta Granchi, as turmas vivenciaram o tema “Expressão e Esquema Corporal”, explorando habilidades previstas na BNCC (exceto para a faixa etária de bebês). Entre as competências desenvolvidas, destacaram-se:
-
EI02TS01 – Explorar diferentes posturas e movimentos do corpo, ampliando o controle e a coordenação.
-
EI03TS – Aprimorar habilidades motoras em brincadeiras, jogos e atividades corporais.
-
EI01E005 – Expressar-se por meio de gestos, sons, movimentos e linguagem.
-
EI02E005 – Utilizar o corpo em interações sociais e brincadeiras, fortalecendo vínculos.
-
EI03E005 – Integrar gestos, falas e movimentos para comunicar ideias e sentimentos.
A atividade tem como finalidade possibilitar às crianças o desenvolvimento da coordenação motora, da expressão de sentimentos, da socialização e da comunicação não verbal, aspectos fundamentais para o crescimento integral na Educação Infantil.
Para as alunas de Pedagogia, a experiência mostrou como transformar teoria em prática, compreendendo que o corpo também é uma forma de linguagem e que estimular esse desenvolvimento é essencial para formar crianças mais criativas, autônomas e seguras.