
Nesta semana, a Professora Roberta Heinzl na Disciplina: Fundamentos Teóricos da Educação inclusiva, realizou uma atividade prática relâmpago com os alunos do 3º período de Pedagogia, conectando as disciplinas de Desenvolvimento e Infância: Inteligência e Motricidade e Fundamentos Teóricos da Educação Inclusiva. A atividade teve como base a habilidade EI02CG03 da BNCC, que incentiva o deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações da Educação Infantil.
Como foi realizada a atividade?
Na disciplina de Desenvolvimento e Infância: Inteligência e Motricidade, os alunos se dividiram em grupos, criaram e apresentaram uma atividade baseada na BNCC.
Já na disciplina de Fundamentos Teóricos da Educação Inclusiva, a mesma habilidade foi trabalhada, mas agora de forma adaptada para diferentes deficiências, escolhidas pela turma.
Objetivo da atividade:
Demonstrar como a BNCC estabelece diretrizes comuns para todas as escolas, garantindo que todos os alunos tenham acesso às mesmas competências e habilidades, independentemente da região ou rede de ensino. O domínio da BNCC permite que o professor planeje aulas alinhadas às competências aplicáveis, respeitando as etapas do desenvolvimento infantil e da inclusão.
Parabéns aos alunos e a professora por essa experiência enriquecedora!