linkedin facebook page-revista youtube

Sua Fatece. Seu orgulho.

Concurso: Conte-nos a sua história: Conheça a 1ª história ganhadora

25/04/2023

Janaina Katia White Ferreira de Oliveira - Pós graduação em educação inclusiva com ênfase em TEA -2015 Minha história com a Fatece começa no ano de 2015, quando ingressei no curso de Pedagogia 6 turma e foi através dos estágios proporcionados pela prefeitura em parceria com o CIEE que me aproximei ainda mais do mundo azul (TEA). Assim que concluí minha graduação, logo ingressei no curso de pós graduação, também pela faculdade do meu coração, a que Deus escolheu para me abençoar.
   E foi em meio ao auge da pandemia de Covid -19 que Deus me surpreendeu, me dando a oportunidade de cuidar e fazer parte da vida de 3 crianças que ficaram órfãos de pai e mãe, devido um acidente grave que sofreram na cidade de Leme.
   Coincidência ou não, bem no início da pós, eu já havia escolhido o tema do meu TCC que seria sobre o processo de aceitação e os profissionais que se preparam para atender as crianças com tea, ou seja, o tema dizia sobre como é difícil para os familiares de pessoas com tea aceitarem o diagnóstico (esse processo é chamado de luto), até o momento de encontrarem pelo caminho profissionais que se preparam para ajudá-los escolhendo trabalhar justamente com pessoas com este tipo de transtorno.
   Pois bem, a avó das crianças e também minha amiga, através de uma troca de mensagens, me perguntou se eu conhecia e indicava alguém para cuidar de seus netos, já que os adultos da casa tinham que continuar trabalhando para o sustento de todos. Eu, rapidamente respondi que conhecia muitas meninas que se formaram em Pedagogia e que com certeza poderiam ajudá-la naquele momento, mesmo porque, eu já estava trabalhando!
   Até que ao mesmo tempo, durante a conversa, a dona da escola que eu trabalhava, também me envia uma mensagem, dizendo para eu comparecer na escola naquele mesmo dia para findar meu contrato, pois como estávamos enfrentando cortes em vários setores, naquela escola não seria diferente.
   Foi quando DEUS falou ao meu coração dizendo: É VOCÊ QUEM VAI CUIDAR DESSAS CRIANÇAS! Me espantei, mas logo perguntei para minha amiga e avó daquelas crianças, se poderia ser eu, a pessoa a cuidar de seus netos?!!! Ela também espantada respondeu: Você?Como Jana?Você não está trabalhando?!!!
   Eu, mais que rápido e muito feliz de ver o movimento que Deus estava fazendo na minha vida e na vida daquela família respondi: "ESTAVA, até esse momento! rs....curioso e engraçado ao mesmo tempo, mas acabei de ser dispensada!!!SERVE EU?" perguntei!!!!
  Finalizo minha história agradecendo primeiramente a DEUS e a essa faculdade que tem me abençoado e tenho colhido frutos maravilhosos, pois foi ali naquela casa, junto daqueles meninos de 10, 9 (TEA suporte de nível 3) e 7 anos de idade que passei 5 meses fazendo meu estágio na prática rs, aplicando métodos de aprendizagens que hoje, após o término da pós, tenho certeza que era a terapia ABA, mesmo sem saber na época que era, pois ainda não tinha tido esta matéria enquanto estava com os meninos...hoje após formada em Educação inclusiva com ênfase em TEA, recebi uma proposta maravilhosa para trabalhar em uma clínica atuando como Terapeuta diretamente com crianças autistas, aplicando a terapia ABA que Deus e a pós graduação me apresentou... SONHO REALIZADO através dos 3 presentes(os meninos) que Deus me deu em meio a pandemia, ao luto e ao desemprego momentâneo!!!
#GRATIDÃOFATECE
#GRATIDÃOPROFESSORES