Forma o profissional para perceber a indissociabilidade entre ensino teórico e atividades práticas, como aquelas desenvolvidas no âmbito dos arquivos, instituições, centros de documentação e outros espaços de pesquisa/intervenção, mas principalmente no âmbito da educação, cujo foco é a formação do docente reflexivo e crítico, tanto de sua prática docente quanto das múltiplas realidades que constituem os espaços educacionais brasileiros.
O curso capacita ao exercício da docência em história em todas as suas dimensões, o que supõe pleno domínio da natureza do conhecimento histórico e das práticas essenciais de sua produção e difusão. O profissional estará, ainda, em condições de suprir demandas sociais específicas relativas ao seu campo de conhecimento dominando as diferentes concepções metodológicas que referenciam a construção de categorias para a investigação e a análise das relações sócio históricas, problematizando, nas múltiplas dimensões das experiências dos sujeitos históricos, a constituição de diferentes relações de tempo e espaço, conhecendo as informações básicas referentes às diferentes épocas históricas nas várias tradições civilizatórias assim como sua inter-relação e transitando pelas fronteiras entre a História e outras áreas do conhecimento.
Área de atuação
Docência para o Ensino Fundamental – anos finais e Ensino Médio
Informações do curso
Especificidade: licenciatura Duração: 6 semestres Coordenador (CV lattes): Prof. Me. Maurício Nunes Lobo Autorização do Curso: Resolução CEPE/ CONSUN – n° 011/2006 Reconhecimento do Curso: Reconhecido pela portaria SERES n° 227 de 22/05/2013 publicada no D.O.U. em 23/05/2013.
Matriz Curricular
Aspectos da História da África e dos Povos Afro-Americanos e Ameríndios
Avaliação Educacional
Comunicação, Educação e Tecnologias
Didática
Fundamentos de Arqueologia e Etnografia
Fundamentos de Museologia, Arquivologia e Patrimônio Cultural
O curso capacita ao exercício da docência em história em todas as suas dimensões, o que supõe pleno domínio da natureza do conhecimento histórico e das práticas essenciais de sua produção e difusão. O profissional estará, ainda, em condições de suprir demandas sociais específicas relativas ao seu campo de conhecimento dominando as diferentes concepções metodológicas que referenciam a construção de categorias para a investigação e a análise das relações sócio históricas, problematizando, nas múltiplas dimensões das experiências dos sujeitos históricos, a constituição de diferentes relações de tempo e espaço, conhecendo as informações básicas referentes às diferentes épocas históricas nas várias tradições civilizatórias assim como sua inter-relação e transitando pelas fronteiras entre a História e outras áreas do conhecimento.
Área de atuação
Docência para o Ensino Fundamental – anos finais e Ensino Médio
Informações do curso
Especificidade: licenciatura Duração: 6 semestres Coordenador (CV lattes): Prof. Me. Maurício Nunes Lobo Autorização do Curso: Resolução CEPE/ CONSUN – n° 011/2006 Reconhecimento do Curso: Reconhecido pela portaria SERES n° 227 de 22/05/2013 publicada no D.O.U. em 23/05/2013.
Matriz Curricular
Aspectos da História da África e dos Povos Afro-Americanos e Ameríndios
Avaliação Educacional
Comunicação, Educação e Tecnologias
Didática
Fundamentos de Arqueologia e Etnografia
Fundamentos de Museologia, Arquivologia e Patrimônio Cultural