O Curso de Licenciatura em Pedagogia da FATECE tem como objetivo:
Oferecer aos seus educandos uma sólida base de conhecimentos, conceitos, posturas e práticas profissionais, nos quais se articulem conhecimentos científicos e culturais, valores éticos e estéticos, para que possam capacitar-se para atuar em processos educativos escolares e não escolares.
Tradicionalmente o pedagogo tem dois grandes campos de atuação: a administração e o magistério, de modo que pode tanto gerenciar e supervisionar o sistema de ensino quanto orientar os alunos e os professores. Mas sua atuação vai além dos espaços escolares, se estendendo às empresas, hospitais e tantos outros espaços que requeiram a formação da pessoa humana.
O curso de pedagogia da Fatece se volta para a formação do profissional dinâmico e comprometido em atuar nos diferentes espaços e processos educativos, assim, destina-se aos concluintes do Ensino Médio e Cursos Técnicos da Rede Pública e/ou Privada; professores; profissionais da educação e demais interessados na área de serviços e apoio educacional.
Duração do curso: 04 anos
Tipo de formação: Licenciatura
Modalidade do curso: Presencial
Período: Noturno (18h30 às 22h50)
Coordenador: Andréa Calderan
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1763993732987192
E-mail para contato com a coordenação: pedagogia@fatece.edu.br
Recursos:
Disponibilidade de Professores para atendimento fora do horário de aula;
Orientação pedagógica;
Apoio ao estudo através de monitorias;
Incentivo à realização de estágios;
Parcerias internacionais;
Disponibilidade de Biblioteca Virtual
O perfil profissional do pedagogo deve responder aos desafios contemporâneos, aos impactos da tecnologia, a pluralidade da sala de aula e de outros espaços educativos. Desta forma, em síntese e em consonância com as diretrizes Nacionais do Curso de Pedagogia, o egresso do curso estará apto a:
• Atuar com ética e compromisso porporcionando o desenvolvimento das capacidades de ordem física, afetiva, cognitiva e social de crianças de zero a seis anos, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;
• Trabalhar na gestão de espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo, relancionando as linguagens dos meios de comunicação à educação, em processos didático-pedagógicos;
• Desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento, participando da gestão das instituições contribuindo para elaboração,implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos pedagógicos.
Segundo o censo escolar do ano de 2012 a cada 10 professores que dão aulas na educação básica brasileira, dois trabalham sem diploma de ensino superior. O índice de docentes não graduados é maior nas turmas da educação infantil, contrariando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que recomenda, desde 1996, a formação em nível superior. Além da falta de professores devidamente formados em ensino superior, segundo a presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Juçara Vieira, a idade dos professores que estão nas salas de aula está na faixa de 40 a 50 anos, o que demonstra que as novas gerações também podem e precisam dedicar-se e interessar-se por essa carreira.
Assim, o mercado necessita, sobremaneira, de novos profissionais e formados em Ensino Superior (Pedagogia) para o exercício da docência e atividades correlatas à educação, para atuar em instituições públicas e privadas, desenvolvendo atividades em diversas áreas, dentre as quais se destacam:
• Docência na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental;
• Gestão (Coordenação e Administração Escolar);
• Supervisão e Orientação de Ensino;
• Gestão de Projetos Educacionais;
• Atuação em espaços de aprendizagem não escolares (empresas, hospitais, associações, etc).
Além disso, o Pedagogo pode atuar como empreendedor ou consultor em educação, prestando serviços educacionais de maneira autônoma.
Antropologia e Cultura (EAD) - Eletiva | 80hs |
Arte, Expressão e Movimento | 80hs |
Atividades Complementares I | 50hs |
Atividades Complementares II | 50hs |
Atividades Complementares III | 50hs |
Atividades Complementares IV | 50hs |
Avaliação do Ensino e da Aprendizagem | 80hs |
Conteúdo e Metodologia de Ensino de Educação FÃsica | 0hs |
Desenvolvimento da Linguagem Oral e Escrita | 40hs |
Desenvolvimento e Infância: Inteligência e Motricidade | 80hs |
Didática | 80hs |
Direitos Humanos (EAD) - Eletiva | 80hs |
Diversidade na Educação | 80hs |
Economia e Financiamento da Educação | 80hs |
Educação em Espaços não escolares | 80hs |
Empreendedorismo (EAD) - Eletiva | 80hs |
EstatÃstica aplicada à Educação | 80hs |
Estágio Supervisionado: Ciclos de Alfabetização | 80hs |
Estágio Supervisionado: Docência na Educação Básica | 80hs |
Estágio Supervisionado: Educação em Espaços não escolares | 80hs |
Estágio Supervisionado: Função Social e Organização do Trabalho na Escola | 80hs |
Estágio Supervisionado: Gestão Escolar e Educacional | 80hs |
Ãtica (EAD) - Eletiva | 80hs |
Filosofia da Educação | 80hs |
Fundamentos Filosóficos da Educação | 80hs |
Fundamentos Históicos da Educação | 80hs |
Fundamentos Sociológicos da Educação | 80hs |
Fundamentos Teóricos da Alfabetização | 80hs |
Fundamentos Teóricos da Educação Inclusiva | 80hs |
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Infantil | 80hs |
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino Fundamental | 80hs |
Gestão Ambiental (EAD) - Eletiva | 80hs |
Gestão do Conhecimento (EAD) - Eletiva | 80hs |
Gestão Escolar | 80hs |
História da Educação | 80hs |
Inglês (EAD) - Eletiva | 80hs |
LIBRAS (EAD) - Eletiva | 80hs |
Metodologia de EJA | 0hs |
Metodologia do Ensino de Ciências Humanas | 80hs |
Metodologia do Ensino de Ciências Naturais | 80hs |
Metodologia do Ensino de LÃngua Portuguesa | 40hs |
Metodologia do Ensino e Alfabetização Matemática | 80hs |
Metodologia e Práticas de Educação Inclusiva | 80hs |
Neuro-aprendizagem | 40hs |
Organização do Ensino: Componentes do processo didático | 80hs |
Organização, Linguagem e Método do trabalho Acadêmico | 80hs |
PolÃtica e Organização da Educação Básica | 80hs |
Práticas de Pesquisa: Desenvolvimento de atividade de Pesquisa | 40hs |
Práticas de Pesquisa: Redação e Defesa de Pesquisa CientÃfica | 40hs |
Práxis Educativa | 40hs |
Psicologia da Educação | 80hs |
Sociologia da Educação | 80hs |
Tecnologia, Educação e EAD | 40hs |
Teoria e Prática da Educação de Jovens e Adultos | 80hs |
Teorias do CurrÃculo Escolar | 40hs |
Carga Horária Total do Curso | 3800 hs |
Total de horas - Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório | 400 hs |
Total de horas - Atividades Complementares | 200 hs |
Total de horas - Disciplinas Eletivas | 640 hs |
Av. Painguás, 225/243 - Jd. Urupês - Pirassununga - SP
CEP: 13630-272
Tel: (19) 3561-1543 / 3561-8486
Whatsapp 1: (19)9 9392-0624
Whatsapp 2: (19)9 9615-0487
Whatsapp 3: (19)9 9184-0620
Atendimento de Segunda a Sexta: 12:00h às 21:00h