EDIÇÃO 2020 - Volume 9



ARTIGOS

Assédio moral no ambiente de trabalho: uma revisão bibliométrica de 2007-2017
Moral assessment in the work environment: a bibliometric review of 2007-2017
Angélica Sambatti; Marcela Bortotti Favero



9
Contribuições à gestão de marketing na oferta de crédito em uma instituição financeira
Contributions to marketing management in the credit supply in a financial institution
Camila Alves Cardoso; Fábio Ribeiro de Oliveira; Júnior Moura Malaquias



26
Características empreendedoras: um estudo com empreendedores de Paranaguá – Paraná utilizando o Modelo de McClelland
Characteristics of entrepreneurs: a study with Paranaguá - Paraná entrepreneurs using the Model of McClelland
Raquel dos Santos Vieira



42
A orientação empreendedora nas pequenas e médias instituições de ensino superior privadas
The entrepreneurial leadership in small and medium higher education institutions
Diogo Martins Gonçalves de Morais; Maria do Carmo Romeiro



53
Teoria e prática no ensino de empreendedorismo caminham juntas?
Theory and practice in teaching entrepreneurship go together?
Maiara Couto Barreto; Carla Patrícia Garcia



80
Marketing de relacionamento como ferramenta para satisfação e fidelização dos clientes: o caso da concessionária forbel ford
Relationship marketing as a tool for customer satisfaction and fidelization: the case of the forbel ford concessionaire
Deborah Gabrielly Mendes Rodrigues; Alenice Aliane Fonseca; Ronilson Ferreira Freitas; Josiane Santos Brant Rocha



98
Marketing de relacionamento para pequenos negócios: estratégias de satisfação e fidelização de clientes
Relationship marketing for small business: customer satisfaction and loyalty strategies
Silvana Sueli de Oliveira Zilse; Julia Ropelato Floriani



110
Habilidades empreendedoras: um estudo comparativo no setor rural
Entrepreneurial characteristic: one comparative study about rural segment
Antonio Costa Gomes Filho; Adriane de Fátima Machado; Chrislaine Caroline de Souza; Luana da Silva Garcia; Sandro Rautenberg



122
Análise epistemológica e empírica dos processos de experimentação - estudo multicaso em startups
Epistemological and empirical analysis of the experimentation processes - multiple study studies
Vanessa Regina Ostrowski; Rogério Lacerda



149
Proposta de um checklist para auxiliar na identificação de projetos de tecnologia e inovação oriundos do Programa PIBITI do CNPQ
Proposal for a checklist to assist in the identification of technology and innovation projects from the PIBIP Program of CNPQ
Antonio Valerio Netto



170
Uma análise do perfil do consumidor e dos fatores que influenciam a decisão de compra de automóveis particulares de passeio no município de Santa Maria-RS
An analysis of the consumer profile and the factors that influence the purchase decision of particular passenger cars in thein the city of Santa Maria-RS
Lucas Gonçalves Porto; Kalinca Léia Becker



188
Demandas de mercado e políticas públicas em empreendimentos criativos voltados à produção de vídeo no Triângulo Mineiro
Market demand and public policy in creative developments returned to the production of video in Triângulo Mineiro
Adriano Elias



220
Internacionalização de processos de negócios: um estudo de caso de um banco global com operações no Brasil
Internationalization of business processes: a case study of a global bank with operations in Brazil
Rodrigo Figueiredo de Almeida; Napoleão Verardi Galegale; Carlos Hideo Arima; Adilson Carlos Yoshikuni



237
Grupo modelo: analysis based on the industry of the giant beer company
Grupo modelo: análisis basado en la industria del gigante cervecero
José G. Vargas-Hernández; Claudia Azucena Jiménez Solís



260
Comunicação assertiva como recurso da inteligência emocional no ambiente corporativo
Assertive communication as a resource of emotional intelligence in the corporate environment
Fabiana Valério Primo; Stéffano Bucci



275
Avaliação da gestão de custos e formação de custo unitário de serviços prestados por pet shops em diferentes bairros de São Paulo
Evaluation of cost management and unit cost of services development provided by pet shops in different neighborhoods in São Paulo
Henrique Tobaro Macedo; Larissa Wünsche Risolia; Augusto Hauber Gameiro



291
As razões, as dificuldades e o apoio recebido para a criação de empresas sociais
The reasons, difficulties and support received for the creation of social enterprises
Ubirajara Camargo Junior; Carlos Felipe Matos dos Santos; André Salomão Ganança; André Mendonça de Almeida Fleury; Jamille Barbosa Cavalcanti Pereira



300
Perfil consumidores de hortifruti em feiras e supermercados da região central de Aracaju
Hortifruti consumers profile in Aracaju central fairs and supermarkets
Priscila De Melo Santos; Hemilly Cristina Menezes de Sá; Luigi Francis Lima Cavalcanti



325
Evolução dos pequenos empreendimentos dos setores industrial, comercial e serviços na região metropolitana do Cariri-CE (1995-2010)
Evolution of small enterprises sector industrial, commercial and services in the metropolitan area of Cariri-CE (1995-2010)
Yure Emanuel de Melo Feitosa Araujo; Maria Jeanne Gonzaga de Paiva



350
Utilização de ferramentas administrativas na cooperativa cresol de faxinal do Soturno/RS
The use of administrative tools in a cooperative: the case of cresol from faxinal Soturno/RS
Cristina Anita Cassol; Debora Vestena; Vitoria Rodrigues de Oliveira; Jordana Marques Kneipp



369
Modelo de negócio voltado para a remanufatura: uma pesquisa preliminar na literatura
Business model oriented to remanufacturing: a preliminary research in the literature
Flaviani Souto Bolzan Medeiros; Iliane Colpo



385
Gestão de Pessoas na educação: a importância do trabalho coletivo para o alcance dos resultados educacionais
People Management in education: the importance of collective work for reaching educational results
Nilson Robson Guedes Silva



408
Percepção dos profissionais de contabilidade sobre as vantagens e desvantagens da constituição de empresas de Responsabilidade Individual Limitada (EIRELI)
Perception of accounting professionals about the advantages and disadvantages of constituting Limited Liability Companies (EIRELI)
Thais Fernanda Jorge Cabral; Letícia Aparecida Origuela Del’Arco



425
Empreendedorismo por propósito: a busca por um presente humanitário e um futuro igualitário
Entrepreneurship by purpose: the search for a humanitarian present and an equal future
Kelem Camargo Boaretto Janssens; Luiz Melo Romão; Victor Rafael Laurenciano Aguiar; Elenir Carmen Morgenstern



440
Quais evidências do empreendedorismo no setor público? Uma análise da produção científica internacional
What evidence of entrepreneurship in the public sector? An analysis of international scientific production abstract
Mateus Cerqueira Anício Morais; Josiel Lopes Valadares; Magnus Luiz Emmendoerfer; Tamiris Cristhina Resende



454
Empreendedorismo feminino: estudo na Câmara das Mulheres Empresária da Associação Empresarial de Criciúma
Female entrepreneurship: study at the Chamber of Women Entrepreneur of the Criciúma Business Association
Caroline Alves Pinheiro; Almerinda Tereza Bianca Bez Batti Dias



475
Estudo sobre a viabilidade financeira do transporte próprio quando comparado ao transporte terceirizado: um estudo de caso em uma empresa no sudoeste do Paraná
Study on the financial feasibility of own transportation when compared to third party transportation: a case study in a company in the southwest of Paraná
Kleitson Telmo Grisa; Armin Feiden; Jaqueline Gomes Demarchi Grisa; Marli Renate von Borstel Roesler; Jeferson Pagno



494
Estudo do consumo e reutilização da água de efluente em empresa de grande porte no setor de bebidas
Study of the consumption and reuse of effluent water in a company of great porte in the beverage industry
Geraldo Henrique Oliveira Soares; Luis Fernando Soares Zuin; Isabela Marquesini



508
Tomada de decisão em empresas juniores: um estudo sobre vieses comportamentais
Decision making in junior enterprises: a study on behavioral biases
Tiago Carvalho do Valle; Marina Dias de Faria



525
Plataforma de fidelização de clientes para empresas de pequeno e médio porte
Customer loyalty platform for small and mid-size enterprises
Thiago Rodrigues Brasil; Priscila Ligabó Murarolli



548
“Tucker: um homem e seu sonho”: uma análise fílmica das barreiras ao empreendedorismo
“Tucker: a man and his dream”: a film analysis of barriers to entrepreneurship
Filipe Fernandes Diéb de Araújo; Diego de Queiroz Machado; Hugo Osvaldo Acosta Reinaldo; Sônia Regina Amorim Soares de Alcântara; Rafaela Melo de Oliveira



561
As causas da informalidade dos micros e pequenos empreendedores na perspectiva do profissional de contabilidade
The causes of micro and small entrepreneurs informality in accounting professionals
Macário Neri Ferreira Neto; Jéssyca Lages de Carvalho Castro; Ariele Maria Gonçalves de Queiroz; Raimundo Gois Neto; Saull Rafael Barreto de Almeida



578
A identificação e mitigação dos riscos em projetos: os fornecedores de óleos essenciais para empresas de HPPC
Project risk identification and mitigation: the essential oil suppliers for HPPC companies
Andressa Lima Pereira Santos; Gleiciane Gomes Cavalcante Ramalho; Irapuan Glória Júnior



592
Aspectos da comercialização de produtos lácteos em supermercados no município de Mineiros, Goiás
Aspects of the commercialization of dairy products in supermarkets in the municipality of Mineiros, Goiás
Mirian Fabiana da Silva; Angélica Cáritas da Silva



608
Branding que dá asas: a construção de diferenciais competitivos da Red Bull entre 2012 e 2019
Branding that gives you wings: Red Bull's development of competition differentials amongst 2012 and 2019
Bruna Maíra Gonçalves Dias Soares; Gustavo Souza Santos



619
Diferenciação como ação estratégica: o caso da Empresa ABC
Differentiation as a strategic action: the case of ABC
Aline Zanoello; Jéssica Liria Zuffo; Fabrício Simplício Maia



635
O branding digital na construção da principal fintech do Brasil: o estudo de caso da Nubank
Digital branding in the construction of main fintech of Brazil: the Nubank case study
Hemilly Karolyne Ramos de Souza; Andréa Nogueira Do Amaral Ferreira; Josiane Santos Brant Rocha; Gustavo Souza Santos



645
Classificação do absenteísmo: uma análise no ramo de transporte público
Absenthism classification: an analysis in the public transport
Vitória Theobald; Eliana Cunico; Silvana Anita Walter



663
A influência dos anúncios no Youtube
The influence of ads on Youtube
Karly Barroso da Trindade; Maria Carolina Lima Pinheiro; Arthur Gregório de Sá Viana



679
Gestão dos indicadores de qualidade do solo (QS) na implantação de um pomar cítrico
Management of soil quality indicators (SQ) in the implementation of a citrus orchard
Carlos André Bonganha



694