EDIÇÃO 2018 - Volume 7



ARTIGOS

Tecnologia da informação e sua influência no modal logístico
Information technology and its influence on logistics modalities
Deisilene Silva Horta; Mariana Pessoa Mascarenhas



9
Empreendedorismo cultural: um estudo sobre os artistas de teatro na cidade de ponta grossa
Cultural entrepreneurship: a study of theater artists in the city of ponta grossa
Barbara Veroneze Copque; Adriana Queiroz Silva



23
Recrutamento e seleção de pessoas com deficiência na região de araras-sp: um estudo de caso
Recruitment and selection of people with disability in araras region: a case study
João Paulo F. Rissi



39
Administração participativa e sua influência no clima organizacional
Management of people and participatory administration
Marina Alvarenga; Antonio Carlos Estender



55
A relação entre redes sociais, capital social e empreendedorismo islâmico: o estudo de caso dos exportadores brasileiros de frangos halal
The connection between social networks, social capital and islamic entrepreneurship: a case study on the brazilian halal poultry exports
Andreia de Cássia Kostik; Flávio Romero Macau



76
Diagnóstico do clima organizacional de uma empresa do segmento automotivo
Diagnosis of the organizational climate of a company of the automotive segment
Marília de Azevedo da Silva; Simone Regina Dias



94
Consequências das crises econômicas no brasil, na visão de administradores e gestores
Consequences of economic crises in brazil, in the vision of managers
Raul Gomes Pinheiro; Valdecir Alcântara de Andrade; Valdinei dos Santos Nascimento



111
Estratégias de ensino aplicadas num curso de ciências contábeis
Teaching strategies applied in an accounting course
Adriano Barreira de Andrade



130
Empreendedorismo imigrante no contexto dos haitianos em maricá: reflexões e propostas
Immigrant entrepreneurship in the context of haitians in maricá: reflections and proposals
Eduardo Picanço Cruz; Rafael Cuba Mancebo; Roberto Pessoa de Queiroz Falcão



143
Cooperativismo de crédito solidário: Um estudo de caso da CRESOL de Ampére/PR
Cooperativismo de crédito solidário: A case study of ampere cresol-PR
Adriana Maria de Grandi; Keitilanger Grisa Hahn;Kleitson Telmo Grisa;Valdecir José Zonin



160
Análise do plano de negócio no início do empreendimento como fator importante para a saúde financeira, tempo de mercado e porte das empresas na região de embu guaçu
Analysis of the business plan at the beginning of the enterprise as an important factor for financial health, market time and company size in the region of embu guaçu
Felipe Felix Delfino;Thyphany Ferreira da Cruz;Fábio Vinicius de Macedo Bergamo



187
Operação lava jato e rentabilidade: um estudo com empresas do setor de construção
Operation lava jato and profitability: a study with companies of the construction sector
André Ricardo Pereira;Gilmar Ribeiro de Mello;Dione Olesczuk Soutes;Lirane Elize Defante Ferreto Almeida



204
Análise do grau de empreendedorismo dos produtores de frango de corte do município de Francisco Beltrão–Paraná
Analysis of the degree of entrepreneurship of the broilers of the municipality of francisco beltrão - paraná
Maria Eduarda Jantara; Jamir Rauta; César Augustus Winck



221
Interações entre indicadores zootécnicos e econômicos na análise e gestão da eficiência de fazendas leiteiras
Interactions between technical and economic indicators for the efficiency analysis and management of dairy farms
Mirian Fabiana da Silva; Angélica Cáritas da Silva; Christiano Nascif; Augusto Hauber Gameiro



245
Uso da análise fatorial e da lógica fuzzy para avaliar a satisfação dos consumidores do setor supermercadista
Use of fuzzy factor analysis and logic to evaluate satisfaction of consumers in the supermarket sector
Jovani Patias;Bruno Miranda dos Santos;Leoni Pentiado Godoy;Taís Pentiado Godoy;Roger da Silva Wegner



263
O perfil empreendedor: assis chateaubriand e visconde de mauá
The entrepreneur profile: assis chateaubriand and viscount of mauá
Lucas Hoerlle Torres; Roger Born



282
O design participativo no processo de geração da identidade visual das biojoias do maracanã
The participatory design in the process of generating the visual identity of maracanã biojoias.
Gisele Reis Correa Saraiva;Sâmela Patrícia Pereira Moraes



315
Determinantes da oferta de empreendedores ligados a economia criativa em ilhéus e itabuna de 1991 a 2010
Determinants of the entrepreneurs 'offer linked to the creative economy in ilhéus and itabuna from 1991 to 2010
Eli Izidro dos Santos;Ricardo Candéa Sá Barreto



336
Modelo de alocação de unidades de atendimento: uma proposta e estudo de caso do espírito santo
Alocation model of service units: a proposal and case study in espírito santo state
Heldo Siqueira da Silva Junior



377
O empreendedor e o dilema da inovação: um estudo teórico
The entrepreneur and the dilemma of innovation: a theoretical study
Paula Lopes de Oliveira Maia



395
Business process canvas: uma ferramenta para apoiar a transformação de processos de negócio
Business process canvas: a tool to support transformation of business processe
Hugo Leonardo Nascimento Almeida



411
Logística de transporte: uma análise da produção científica entre 2007 e 2016
Transport logistics: an analysis of scientific production between 2007 and 2016
Filipe Venturini Bassan;Mariane Beatriz Wittmann;David Lorenzi Junior



430
Gestão de micro e pequenos empreendimentos: uma visão sistêmica
Management of micro and small en
Alice Munz Fernandes;Michel Gehlen Bassani;Rejane Remussi;Eric Charles Henri Dorion



451
Movimento wake: estratégias de marketing para uma vida saudável
Movement wake: marketing strategies for a healthy life
Sueli Marques de Souza; Jeremias Araújo; Maria da Graça Gonçalves Souza; Paulo Sérgio Gonçalves de Oliveira; Sérgio Luis Ignácio de Oliveira



467
Avaliação da qualidade em serviços oferecidos em clínica médica: um estudo de caso
Quality assessment in services offered in medical clinic: a case study
Fernanda Matos de Moura Almeida; Maria das Graças Gonçalves Vieira Guerra; Raquel de Jesus Pimentel Davoli



483
Contabilidade e empreendedorismo: de que forma o empreendedorismo pode ajudar na valorização profissional do contador?
Accounting and entrepreneurship: how can entrepreneurship help in the professional valuation of the accountant?
Marcelo Augusto Rocha Seabra; Adenes Teixeira Alves; Miguel Carlos Viana Negreiros



503
Qualidade na prestação de serviços: um marketing inteligente
Quality in provision of services: a intelligent marketing
Larissa Fernandes Costa; Leonardo Augusto da Silva Guilherme



513