Pedagogia

O Curso de Licenciatura em Pedagogia da FATECE tem como objetivo:
Oferecer aos seus educandos uma sólida base de conhecimentos, conceitos, posturas e práticas profissionais, nos quais se articulem conhecimentos científicos e culturais, valores éticos e estéticos, para que possam capacitar-se para atuar em processos educativos escolares e não escolares.
Tradicionalmente o pedagogo tem dois grandes campos de atuação: a administração e o magistério, de modo que pode tanto gerenciar e supervisionar o sistema de ensino quanto orientar os alunos e os professores. Mas sua atuação vai além dos espaços escolares, se estendendo às empresas, hospitais e tantos outros espaços que requeiram a formação da pessoa humana.


  Outros cursos

O curso de pedagogia da Fatece se volta para a formação do profissional dinâmico e comprometido em atuar nos diferentes espaços e processos educativos, assim, destina-se aos concluintes do Ensino Médio e Cursos Técnicos da Rede Pública e/ou Privada; professores; profissionais da educação e demais interessados na área de serviços e apoio educacional.


  Outros cursos

Duração do curso: 03 anos e meio
Tipo de formação: Licenciatura
Modalidade do curso: Presencial
Período: Noturno (19h10 às 22h10)
Coordenador: Prof. MSc. Luciana Teofilo Santana
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0679137358874985
E-mail para contato com a coordenação: pedagogia@fatece.edu.br

Recursos:
Disponibilidade de Professores para atendimento fora do horário de aula;
Orientação pedagógica;
Apoio ao estudo através de monitorias;
Incentivo à realização de estágios;
Parcerias internacionais;
Disponibilidade de Biblioteca Virtual;


Acesse a Grade Curricular


  Outros cursos

O perfil profissional do pedagogo deve responder aos desafios contemporâneos, aos impactos da tecnologia, a pluralidade da sala de aula e de outros espaços educativos. Desta forma, em síntese e em consonância com as diretrizes Nacionais do Curso de Pedagogia, o egresso do curso estará apto a:
• Atuar com ética e compromisso porporcionando o desenvolvimento das capacidades de ordem física, afetiva, cognitiva e social de crianças de zero a seis anos, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;
• Trabalhar na gestão de espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo, relancionando as linguagens dos meios de comunicação à educação, em processos didático-pedagógicos;
• Desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento, participando da gestão das instituições contribuindo para elaboração,implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos pedagógicos.


  Outros cursos

Segundo o censo escolar do ano de 2012 a cada 10 professores que dão aulas na educação básica brasileira, dois trabalham sem diploma de ensino superior. O índice de docentes não graduados é maior nas turmas da educação infantil, contrariando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que recomenda, desde 1996, a formação em nível superior. Além da falta de professores devidamente formados em ensino superior, segundo a presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Juçara Vieira, a idade dos professores que estão nas salas de aula está na faixa de 40 a 50 anos, o que demonstra que as novas gerações também podem e precisam dedicar-se e interessar-se por essa carreira.
Assim, o mercado necessita, sobremaneira, de novos profissionais e formados em Ensino Superior (Pedagogia) para o exercício da docência e atividades correlatas à educação, para atuar em instituições públicas e privadas, desenvolvendo atividades em diversas áreas, dentre as quais se destacam:
• Docência na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental;
• Gestão (Coordenação e Administração Escolar);
• Supervisão e Orientação de Ensino;
• Gestão de Projetos Educacionais;
• Atuação em espaços de aprendizagem não escolares (empresas, hospitais, associações, etc).
Além disso, o Pedagogo pode atuar como empreendedor ou consultor em educação, prestando serviços educacionais de maneira autônoma.