Ciência da Computação

Com o forte crescimento da demanda por profissionais especializados em Tecnologia da Informação, o curso de Ciência da Computação desponta como um dos mais visados no mercado de trabalho. A formação oferecida pelo curso é focada na análise, projeto e desenvolvimento de sistemas, bem como na criação e manutenção de ambientes tecnológicos das organizações. Além disso, o curso proporciona uma constante interação do aluno com a comunidade científica e empresarial, a fim de complementar sua formação e permitir a aplicação dos conhecimentos adquiridos.


  Outros cursos

Entre os cursos de tecnologia, o Bacharelado em Ciência da Computação é o que proporciona a formação mais profunda na área de software, embora ofereça também várias disciplinas voltadas ao hardware. Com isso, esse curso é destinado a todos os interessados em trabalhar com Tecnologia da Informação, especialmente àqueles que buscam uma formação diferenciada para atuar no desenvolvimento de software.


  Outros cursos

Duração do curso: 04 anos
Tipo de formação: Bacharelado
Modalidade do curso: Presencial
Período: Noturno (19h10 às 22h10)
Coordenador: Prof. MSc. Antonio Marcos Neves Esteca
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3761264218045849
E-mail para contato com a coordenação: cienciacomputacao@fatece.edu.br

Acesse a Grade Curricular

Recursos:
Disponibilidade de Professores para atendimento fora do horário de aula;
Orientação pedagógica;
Apoio ao estudo através de monitorias;
Incentivo à realização de estágios;
Parcerias internacionais;
Disponibilidade de Biblioteca Virtual;


Acesse a Grade Curricular


  Outros cursos

Em consonância com as Diretrizes Curriculares propostas pelo Ministério da Educação (MEC) (atualmente em fase de homologação), o curso de Ciência da Computação da FATECE procura formar profissionais que:
• Possuam formação sólida que os capacitem a construir aplicativos de propósito geral, ferramentas e infraestrutura de software de sistemas de computação;
• Sejam capazes de gerar conhecimento científico e estender suas competências à medida que a área se desenvolva;
• Possuam visão global e interdisciplinar de sistemas que permita criar soluções, individualmente ou em equipe, para problemas complexos caracterizados por relações entre domínios de conhecimento e de aplicação;
• Sejam capazes de agir de forma reflexiva na construção de sistemas de computação por entender que eles atingem direta ou indiretamente as pessoas e a sociedade;
• Reconheçam que é fundamental a inovação e a criatividade e entendam as perspectivas de negócios e oportunidades relevantes.


  Outros cursos

O mercado de trabalho para Tecnologia da Informação é um dos mais aquecidos atualmente no Brasil. Segundo a Brasscom (Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação), somente em 2012 já havia um déficit de 50 mil profissionais no setor. Projeções dessa associação estimam que até 2022 vão faltar cerca de 408 mil profissionais na área. Esse cenário faz com que a grande maioria dos estudantes de Ciência da Computação concluam o ensino superior já empregados. Para mais informações sobre o mercado de TI no Brasil, clique aqui e assista a uma reportagem completa com informações sobre o setor.

Os egressos do curso de Ciência da Computação da FATECE estarão aptos a atuar em pequenas, médias e grandes empresas, públicas ou privadas, desenvolvendo atividades em diversas áreas, dentre as quais se destacam:
Banco de Dados – construção e administração de sistemas de banco de dados;
Desenvolvimento de Sistemas – construção de sistemas de software para plataformas desktop, web ou mobile;
Engenharia de Software – definição e aplicação de ferramentas e técnicas para a melhoria da qualidade do processo de desenvolvimento de software e do produto a ser entregue;
Redes e Comunicação de Dados – desenvolvimento e administração de redes de computadores e sistemas de telecomunicação;
Sistemas de Automação – construção e administração de sistemas computacionais para automação industrial e robótica;
Ensino e Pesquisa – docência e desenvolvimento de pesquisas científicas na área de computação.
Além disso, o bacharel em Ciência da Computação poderá atuar como Consultor, prestando serviços de Tecnologia da Informação de maneira autônoma.


  Outros cursos