O que é EAD?


Educação a Distância é a modalidade educacional em que a mediação didático-pedagógica do processo de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação entre os estudantes e seus professores, desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.

Este termo, presente no Decreto 5.622, de 19/12/2005, regulamenta o Art. 80 da Lei 9394/96, que estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional (LDB). Participar de um curso EAD significa engajar-se na construção colaborativa do conhecimento, fazer leituras e interpretações, conviver com a diversidade e com a singularidade, compartilhar ideias, problematizar questões e ter a possibilidade de criar novas situações de aprendizagem.

Em face dessa perspectiva, tem-se observado que a EAD se desenvolve em contextos socioeconômicos heterogêneos, com diferentes público-alvo e diversos sistemas de oferta. De acordo com a literatura da área, todo sistema de EAD, para obter resultados com qualidade educativa, deve integrar três componentes:
- Materiais de boa qualidade, preparados para serem usados em regime de autoaprendizagem, em suportes diversificados (texto, áudio, vídeo, informática e multimídia);
- Sistema de interação (Fóruns, blogs, bate-papos), adequados à população-alvo e aos objetivos de aprendizagem;
- Sistema de avaliação transparente que permite a identificação do aproveitamento escolar do aluno, do desempenho dos professores e dos ambientes virtuais de aprendizagem.

  Voltar a página de EAD